As redes
sociais têm transformado a forma de se comunicar. Especialmente, via on-line. O
crescimento populacional é o principal fator que tem impulsionado o agronegócio
a continuar crescendo exponencialmente ano após ano. Neste contexto, a
transformação digital tem um papel muito importante. Afinal, ela é um conjunto
de soluções tecnológicas criadas para atender às mais diversas necessidades da
vida moderna.
Sendo assim,
é correto afirmar que o setor agrícola está migrando para o ambiente virtual.
Assim como em todas as áreas.
Portanto,
preparamos este conteúdo para que você entenda por que empresas do setor
agrícola também devem começar a investir nas redes sociais. Continue a leitura
para saber mais!
A importância
das redes sociais no modelo de sociedade que vivemos hoje em dia já não é uma
novidade. Afinal, muito tem se falado sobre esse assunto nos últimos anos.
Isso porque a
transformação digital trouxe mudanças comportamentais significativas, seja no modo
de consumir, seja na forma como nos comunicamos.
Portanto, é
importante que conheça quais são as principais redes sociais do momento. Veja:
Atualmente,
com os seus 2.6 bilhões de usuários, o Facebook é a rede social mais utilizada
do mundo. Afinal, o seu formato é o mais simples e intuitivo, permitindo que
públicos de todas as idades possam encontrar tudo o que precisam em um só
lugar.
E não é
diferente para os empreendedores, já que o Facebook conta com ótimos recursos
de produção de conteúdo, prospecção de clientes, engajamento com o público,
atendimento ao consumidor e muito mais.
O YouTube
chegou de forma singela ao Brasil, em meados de 2005 e 2006, servindo como o
“berço” do conceito de viralidade. No entanto, hoje, a mídia conta com mais de
2 bilhões de usuários ativos e é considerado o principal site para promover
conteúdo em formato audiovisual e estratégias de marketing digital.
No Brasil, é
muito provável que o WhatsApp seja a rede social mais popular de todas. Fatores
como a sua versatilidade, interface simples e por muitas operadoras oferecerem
franquias que não cobram dados utilizados no aplicativo, contribuem diretamente
com essa realidade.
No mundo dos
negócios, o Whatspp é amplamente utilizado pelas empresas como um canal de
comunicação entre a marca e o público. Ele pode ser facilmente incorporado ao
e-commerce e permitir que o usuário comece a receber atendimento instantâneo.
Sem dúvida, o
Instagram está no topo das redes sociais com maior importância do momento.
Embora a mídia conte com pouco mais de 1 bilhão de usuários, ela é uma das
plataformas de maior credibilidade, principalmente quando se trata de marketing
de influência.
A rede social
está sempre lançando atualizações e novidades para melhorar a experiência do
usuário. Os seus recursos de compartilhamento e consumo de conteúdo são
bastante intuitivos e a sua identidade visual é um dos pontos altos.
A intensidade
que o TikTok “bombou” no último ano foi um fato que despertou a atenção do mundo
inteiro. Fatores como a quarentena, que fez com que as pessoas passassem a
consumir muito mais conteúdo digital, e a facilidade para se produzir na
plataforma contribuíram com essa explosão de popularidade.
Hoje, o
TikTok conta com mais de 800 milhões de usuários ativos.
Considerado a
rede social corporativa, o LinkedIn reúne mais de 675 milhões de usuários, que
se dividem entre profissionais em busca de colocação no mercado e empresas que
procuram por colaboradores competitivos e oportunidades de negócio
(especialmente no modelo B2B).
Para o
agronegócio, o LinkedIn só oferece vantagens, tais como:
·
Fazer networking com outras empresas ou
profissionais do ramo;
·
Mostrar autoridade no mercado — por meio da
produção de conteúdo;
·
Participar de grupos de discussão sobre o setor
agrícola;
·
Obter conhecimento sobre tendências e novidades
inovadoras da área diretamente das melhores fontes de informação do
agronegócio.
Como foi dissemos,
a expansão do agronegócio está diretamente associada ao crescimento
populacional. Isso significa, em palavras simplificadas, que quanto mais gente
no planeta, mais demanda para o setor agrícola, visto que ele é o principal
pilar da indústria alimentícia.
A grande
questão aqui é que o mundo está passando por um forte processo de transformação
digital. O que isso quer dizer? Que a tecnologia está se tornando presente em
nossas vidas de uma maneira que jamais esteve em qualquer outro período da
história da humanidade.
Soluções para
problemas que o consumidor sequer sabia que existiam são criadas diariamente
aos montes. A comunicação basicamente não existe mais fora do ambiente digital.
E o nosso dinheiro está se transformando em uma moeda virtual, já que as
compras e os pagamentos eletrônicos estão se tornando cada vez mais comuns.
Sendo assim,
é imprescindível que as empresas ligadas ao agronegócio comecem a investir em
sua presença on-line o quanto antes, pois acompanham o ritmo do mercado atual e
o comportamento das novas demandas de consumo.
A tarefa não
é fácil, mas é totalmente possível. É importante que as redes sociais estejam
em seu negócio para que ele sobreviva nesse mercado que está cada vez mais
virtual.
Deixe seu
comentário.