Blog & Notícias


 A comunicação em tempos de redes sociais

As redes sociais têm transformado a forma de se comunicar. Especialmente, via on-line. O crescimento populacional é o principal fator que tem impulsionado o agronegócio a continuar crescendo exponencialmente ano após ano. Neste contexto, a transformação digital tem um papel muito importante. Afinal, ela é um conjunto de soluções tecnológicas criadas para atender às mais diversas necessidades da vida moderna.

Sendo assim, é correto afirmar que o setor agrícola está migrando para o ambiente virtual. Assim como em todas as áreas.

Portanto, preparamos este conteúdo para que você entenda por que empresas do setor agrícola também devem começar a investir nas redes sociais. Continue a leitura para saber mais!

Quais são as principais redes sociais do momento?

A importância das redes sociais no modelo de sociedade que vivemos hoje em dia já não é uma novidade. Afinal, muito tem se falado sobre esse assunto nos últimos anos.

Isso porque a transformação digital trouxe mudanças comportamentais significativas, seja no modo de consumir, seja na forma como nos comunicamos.

Portanto, é importante que conheça quais são as principais redes sociais do momento. Veja:

Facebook

Atualmente, com os seus 2.6 bilhões de usuários, o Facebook é a rede social mais utilizada do mundo. Afinal, o seu formato é o mais simples e intuitivo, permitindo que públicos de todas as idades possam encontrar tudo o que precisam em um só lugar.

E não é diferente para os empreendedores, já que o Facebook conta com ótimos recursos de produção de conteúdo, prospecção de clientes, engajamento com o público, atendimento ao consumidor e muito mais.

Youtube

O YouTube chegou de forma singela ao Brasil, em meados de 2005 e 2006, servindo como o “berço” do conceito de viralidade. No entanto, hoje, a mídia conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos e é considerado o principal site para promover conteúdo em formato audiovisual e estratégias de marketing digital.

WhatsApp

No Brasil, é muito provável que o WhatsApp seja a rede social mais popular de todas. Fatores como a sua versatilidade, interface simples e por muitas operadoras oferecerem franquias que não cobram dados utilizados no aplicativo, contribuem diretamente com essa realidade.

No mundo dos negócios, o Whatspp é amplamente utilizado pelas empresas como um canal de comunicação entre a marca e o público. Ele pode ser facilmente incorporado ao e-commerce e permitir que o usuário comece a receber atendimento instantâneo.

Instagram

Sem dúvida, o Instagram está no topo das redes sociais com maior importância do momento. Embora a mídia conte com pouco mais de 1 bilhão de usuários, ela é uma das plataformas de maior credibilidade, principalmente quando se trata de marketing de influência.

A rede social está sempre lançando atualizações e novidades para melhorar a experiência do usuário. Os seus recursos de compartilhamento e consumo de conteúdo são bastante intuitivos e a sua identidade visual é um dos pontos altos.

TikTok

A intensidade que o TikTok “bombou” no último ano foi um fato que despertou a atenção do mundo inteiro. Fatores como a quarentena, que fez com que as pessoas passassem a consumir muito mais conteúdo digital, e a facilidade para se produzir na plataforma contribuíram com essa explosão de popularidade.

Hoje, o TikTok conta com mais de 800 milhões de usuários ativos.

LinkedIn

Considerado a rede social corporativa, o LinkedIn reúne mais de 675 milhões de usuários, que se dividem entre profissionais em busca de colocação no mercado e empresas que procuram por colaboradores competitivos e oportunidades de negócio (especialmente no modelo B2B).

Para o agronegócio, o LinkedIn só oferece vantagens, tais como:

·         Fazer networking com outras empresas ou profissionais do ramo;

·         Mostrar autoridade no mercado — por meio da produção de conteúdo;

·         Participar de grupos de discussão sobre o setor agrícola;

·         Obter conhecimento sobre tendências e novidades inovadoras da área diretamente das melhores fontes de informação do agronegócio.

Qual é a importância das redes sociais para o agronegócio?

Como foi dissemos, a expansão do agronegócio está diretamente associada ao crescimento populacional. Isso significa, em palavras simplificadas, que quanto mais gente no planeta, mais demanda para o setor agrícola, visto que ele é o principal pilar da indústria alimentícia.

A grande questão aqui é que o mundo está passando por um forte processo de transformação digital. O que isso quer dizer? Que a tecnologia está se tornando presente em nossas vidas de uma maneira que jamais esteve em qualquer outro período da história da humanidade.

Soluções para problemas que o consumidor sequer sabia que existiam são criadas diariamente aos montes. A comunicação basicamente não existe mais fora do ambiente digital. E o nosso dinheiro está se transformando em uma moeda virtual, já que as compras e os pagamentos eletrônicos estão se tornando cada vez mais comuns.

Sendo assim, é imprescindível que as empresas ligadas ao agronegócio comecem a investir em sua presença on-line o quanto antes, pois acompanham o ritmo do mercado atual e o comportamento das novas demandas de consumo.

A tarefa não é fácil, mas é totalmente possível. É importante que as redes sociais estejam em seu negócio para que ele sobreviva nesse mercado que está cada vez mais virtual.

Deixe seu comentário.

Deixe seus Comentários